Amor próprio

Eu não me lembro se já tive problema para me amar. Se tive, ficou lá na infância, num período que eu não lembro mais, e portanto, não importa.

Acho esse tema muito pertinente, porque quando você se ama, você não esquece de colocar o cinto de segurança, não deixa que outros te humilhem, nem se aborrece mais do que o necessário com a opinião de terceiros.

Eu diria então que amor próprio é o amor ao eu que eu sou. Eu amando a pessoa que eu sou. Ou seja, amor que perdoa os meus defeitos e minhas fraquezas, porque conhece as minhas qualidades. Um sentimento que não envolve corpo, só alma, digamos assim.

Por outro lado, não somos cabeças sem corpos. E além de termos um corpo, temos consciência de sua existência e de seu lugar no meio da sociedade.

Desde o primeiro dia de blog eu já falei inúmeras vezes que eu me amo meu corpo mesmo sendo gordinha. Muitas pessoas já passaram comentando que não entende isso, ou que gostaria de ser assim e viver feliz. E claro, aqueles que só fazem deixar um comentário boboca mandando a gorda emagrecer.

E por mais que eu tentasse encontrar argumentos para convencer mais mulheres a se amar, eu não conseguia.

Mas hoje eu venho para te falar. Meu amor pelo meu corpo é incondicional. Eu amo meu corpo mesmo ele sendo magro, ou gordo, ou branquelo, ou peludo. Eu amo meu corpo porque ele é meu corpo. É com ele que eu viajo no mundo, e como não há escolha, eu escolho amá-lo incondicionalmente.

Se eu quero emagrecer e ser linda? Um dos meu maiores motivos para emagrecer e ser linda é ganhar dinheiro fácil só por ser eu! Eu adoro um dinheiro fácil. Afinal a Gisele ganham rios de dinheiro só por ser ela, né?

Então, meu amor incondicional ao meu corpo está ligado intrinsecamente ao meu amor próprio. Porque, além de eu ser a pessoa que eu sou, eu tenho o corpo que eu tenho.

Eu quero emagrecer, todas sempre queremos, não importa muito quanto pesamos. Mas eu amo meu corpo e sei que faze-lo mais magro o fará mais saudável.

Comentários

  1. ola, como vai?
    é engracado, pois eu acabei de escrever meu primeiro post, do meu blog de emagrecimento.
    é mais ou menos, isso mesmo que vc ta falando nesse post..
    Hoje eu decidi, que terei mais amor proprio, e coloquei tudo nas maos do todo poderoso, Senhor Jesus!
    Curti muito seu post, falou exatamente, o que eu acho!
    To gorda sim, to enorme sim, mas eu tenho meu valor tambem, todas nos temos.
    Resolvi parar de me me enganar, a mudanca comeca hj!
    vou me amar muito mais , a partir de hj... Com muita forca de vontade, e ajuda de Deus!
    Boa sorte pra nos!

    ResponderExcluir
  2. Gô, esse post me deixou muito muito confusa. Mas deve ser porque eu decidi parar de me questionar sobre tudo em 2012, rsrsrs. Porque eu adoro seus posts, quase sempre me identifico com eles. E concordo plenamente que a gente tem que amar esse corpo que nos pertence provisoriamente. E só isso já basta. rsrsrs Então, feliz 2012 pra "nóis"!! eeeeeeeba bjs! Cris

    ResponderExcluir
  3. Então, eu não posso dizer que sempre tive esse tal de amor-próprio. Ele é um problema para mim.

    Mas decidi que em 2012 vou resgatá-lo. E fazer por mim tudo o que eu mereço. Inclusive parar de me importar com a opinião dos outros sobre mim.

    Beijo querida, um excelente 2012!

    ResponderExcluir
  4. oi flor eu tinha comentado auqi mais sumiu... então infelizmente eu estou "convivendo" alguém que acha que só as pessoas magras são bonitas, infelizmente não aceita justamento o fato de eu me amar como sou, fofinha... alguém que não valorisa so 24 kg que emagreci e que pra mim está maravilhoso e quer mais... enfim... adorei o seu texto posso compartilhar no face? beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, Gô.
    Se me amo assim incondicionalmente??? Não, mas venho tentando desde 2006.
    O grande lance é que amar o corpo realmente não depende do peso. Me lembro qdo pesa entra 57 e 65kg e ainda assim achava mil defeitos e motivos pra fazer isso ou aquilo.
    Acho que hj, apesar do excesso de peso, estou mais próxima deste amor que antes, e isso não me impede de continuar buscando um corpo mais magro.
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário