Relogio Biologico

Eu estou casada a menos de 2 anos.

Eu não tenho dinheiro sobrando para pagar creche, nem escolinha, nem nada desse tipo. Nem guarda-roupas eu tenho ainda (apesar de já ter minha 'casa própria').

Eu não tenho a mínima vontade de deixar de trabalhar (a menos que eu ganhe na mega sena e vire dondoca assumida).

Eu acredito fortemente que não dá para ser boa mãe e boa profissional ao mesmo tempo, não importa o que a mídia tente me fazer engolir. (e eu poderia filosofar sobre isso infinitamente)

Eu não tenho vontade nenhuma de gastar meu rico e precioso tempo com um bebê, ou uma criança, ou um adolescente que, quando crescer, vai me apunhalar pelas costas.

Mas, mesmo assim, eu sonho que estou grávida. E eu me pego pensando em gravidez mais do que eu gostaria. 

O Lindinho é categórico em não querer. Eu apoio totalmente. Não é racional ter filhos nos dias de hoje! Simples assim. Não faz sentido nenhum você colocar uma criança no mundo que só vai consumir seu tempo, seu dinheiro e suas forças. 

Porque, vamos dizer a verdade, que benefício uma criança traz? O risinho de uma criança não é benefício para mim, então, nem me venha com esse papinho de "amor de mãe" que não cola. Isso não é motivo racional. E as mães só são assim, tão "felizes" graças aos seus hormônios, que a natureza projetou lindamente para as engambelar e as fazer perpetuar a espécie.

Que, no meu ponto de vista, não precisa da minha ajuda para se perpetuar.

Além do que, você estaria ajudando muito mais a humanidade se pegasse uma dessas crianças já prontas que existem no mundo! Ao invés de ficar pensando em produzir a sua própria. (conceito de reutilização, altamente ecológico)

E mesmo assim, eu sonho que virei mãe.

Mas, sabe o que eu acho? Eu não acredito em relógio biológico. Claro que toda mulher é biologicamente programada para procriar. Mas, assim como sabemos que por vezes temos fome que não é fome, podemos controlar nossa "fome de engravidar". Então, a decisão de engravidar, é sempre uma decisão consciente, e não provocada por um relógio biológico interno.

Eu acho que a pressão que eu tenho da sociedade, da minha mãe, das minhas irmãs, das minhas tias, é que me fazem sonhar tanto com gravidez. Porque, se casou, é pra ter filhos. E se tem o primeiro, é pra ter o segundo. E depois do segundo, vem o terceiro! E se deixar, todos vão ditar a sua vida por você.

Serei madrinha de um casal de amigos que vai casar agora em março. Fomos jantar um dia nós 4 e não é que eles perguntaram quando vêm os filhos? Esse eu não deixei barato e rebati diretinho a pergunta, praticamente um Ace. Afinal, eles também estarão casados lá pelo meio do ano e já podem ir providenciando isso, né?

Então, Denny, aqui está minha resposta para a sua pergunta. Veja bem se o que você está sentindo é relogio biológico ou é sentimento de não desapontar a sua família. Porque uma criança não é uma boneca para ser exibida. Nem troféu.

Ah, e nem perca tempo de produzir uma criança se for pra colocar mais um mimadinho no mundo, ok?

Também tem a discussão sobre "ser mãe" na questão do marketing, mas isso é assunto para uma outra conversa.

Ah, e mais uma coisinha muito importante para todas asquelas mulheres que ainda não são mais. Os filhos são das mães, e não dos pais. Os pais podem fugir quantas vezes quiserem, mas uma mãe não pode fugir, nem se esquivar, nem se arrepender. Cada filho que você tem é seu e só seu, sua total responsabilidade.

O pai ajuda? Ajuda. Mas o pai é só um assistente. O peso será todo seu.

Comentários

  1. Concordo e discordo...É claro q ser mãe é um dom e não uma "força da natureza"...Se vc acha td isso msm de uma criança é pq realmente não tem esse dom de DEUS...Então é melhor nem colocar um filho no mundo pra deixá-lo por conta da sorte pq como vc disse só vai consumir seu tempo, seu dinheiro e suas forças...mas ng nesse mundo vai precisar tanto de vc qto um filho...
    Ser mãe cansa,dá trabalho,me esgota,quase não tenho tempo pra mim mas o fato é que não trocaria essa vida por nenhuma carreira-bem-sucedida-enfiada-em-um-escritório...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te Apoio totalmente. Quem não tem dom pra ser mãe, não tem e pronto. Agora desmerecer quem o tem é um absurdo total. Tem gente que não nasceu pra ser mãe, porque não tem o dom do amor aos outros. Isso é egoísmo. Além disso, pai tá junto, criança não é peso, não é responsabilidade da mãe. Pai de verdade não se esquiva. Se um homem não serve pra ser pai não serve pra ser marido, porque quem se esquiva da responsabilidade de um ser que ele mesmo gerou e é quase impossível não amar, com certeza se esquiva muito mais da responsabilidade de marido, pois mulher se cuida sozinha.

      Excluir
    2. Achei seu post muito interessante. A gente casa por que faz do outro a nossa familia e com o parceiro/parceira que queremos nos aventurar. Filho te prende, te anula e so pertence a mae, todas as responsabilidades pertencem a mae. A gente nao eh obrigada a ter filhos, todo mundo me pergunta se terei o segundo e meu rebate eh porque voce nao tem outro? risos (e a resposta eh eu ja tenho 40, e meu rebate eh eu tambem!)
      UM FILHO CUSTA EM MEDIA 250000 ate a faculdade.
      isso em qualquer moeda. Imagina quantas viagens e projetos pessoais podem ser realizados?
      Se voces nao querem ter filhos, otimo! A especie nao vai acabar se voces nao tiverem e nao deixe nunca a pressao social passar por cima das coisas que voces acreditam.

      Agora quanto a sonhar em estar gravida ou parindo, eu tenho sonhado muito tambem, mas segundo minha terapeuta eh que eu estou pronta para seguir outros caminhos, comecar outra vida, mas se trata de mim, e nao de um bebe que eu quero gerar, ja que o que eu gerei ainda depende o mundo de mim, e eu vou seguir em frente com os meu projetos, carregando ele para onde eu for, e fico imaginando se fosse mais de um eu nao poderia fazer nada do que tenho planejado.
      Boa sorte pro futuro e seja voce mesma, sempre. E se alguem perguntar, so diga que nao quer, e nao se perca no debate. Use sua energia para outras coisas.

      A gente casa porque torna o outro a nossa familia. E pelo jeito sua familia esta completa!
      Beijos!

      Flori

      Excluir
  2. Poxa ... é tão incrível ser mãe e você diz umas coisas dessas tsc,tsc,tsc . Pode não!
    Não é fácil, nada na vida da gente é fácil e se assim fosse não teria graça, não daríamos valor ... larguei tudo pra ser mãe, só mãe e não me arrependo nada disso. Se algum dia for, acho que seu coração mudará ... espero!



    Bjs.
    http://simplesassimmesmo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gô! Nunca concordei tanto com um post. E admiro a sua coragem de escrevê-lo, rsrsrs, afinal, a gente respeita quem escolheu ter filho, mas não conseguimos ser respeitadas por ter escolhido não tê-los. As pessoas parecem não entender que cada um passa a experiência que quer ou tem que passar. Concordo plenamente que é impossível ser mãe bem sucedida e profissional de sucesso ao mesmo tempo, são coisas tão incompatíveis!! Não tenho nada contra quem escolhe ser mãe, acho lindo, bebê é uma coisa muito fofa, mas pra mim ainda não deu certo, eu nunca escolhi o caminho da mãe solteira, isso deve ser muito difícil. Enfim, como não tive coragem de adotar uma criança sozinha, resolvi adotar seis gatos de rua que estavam abandonados e que hoje são meus companheiros e filhos legítimos. Pelo menos fiz algum bem no mundo, rsrsrs. Bjs!! Cris

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Fiquei perplexa com o seu post.
    Me senti triste ao terminar de lê-lo.
    Eu respeito a sua opinião e acredito que cada um deve expressar o que quer e quem não estiver contente, que vá ler outro blog.
    Mas o que me deixou triste é em ver um post falando sobre filhos dessa forma. A impressão que dá é que você sente uma certa "raiva" desse assunto. Já convivi com algumas mulheres que falavam do assunto de uma forma muito parecida com a sua.
    Uma delas para mim era bem claro o motivo de tamanho "desconforto". O marido havia tido câncer no testículo e haveria uma possibilidade razoável de não poder ter filhos. Ela como uma "armadura" contra a sociedade falava aos quatro ventos que não queria ter filhos, que dava muito trabalho, que acabaria com o corpo dela, etc. Ela o amava muito e não deixaria esse marido de jeito nenhum. Mas o tempo passou e ela engravidou. Sabe quantos filhos ela tem? 3 filhos! Hoje é uma pessoa infinitamente mais feliz e realizada.
    Me chamou a atenção quando você escreveu "O Lindinho é categórico em não querer". Tomara que seja somente ele que não queira mesmo.
    Me desculpe a franqueza, mas uma mulher que tem todas as potencialidades de ser mãe, falar da maternidade da forma que você falou, é simplesmente triste.
    Se você realmente não tiver filhos, é uma opção sua e a sociedade que se dane! Mas não pense que ter filhos é um peso, entre outras coisas que você disse, pois quando Deus nos "permite" ser mãe, é uma possibilidade de amor indescritível. Só sendo mãe para saber o tamanho do amor.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Acho que essa vontade doida de ser mãe que tem me "acometido" ultimamente não chega a ser pressão. Porque ngm tem me pressionado nesse sentido ainda. Pelo contrário até, minha mãe sempre diz pra esperar, aproveitar bem a vida de casada pra só depois ter filhos.

    A questão do relógio biológico, como falei, só acreditei depois disso. Porque não são só sonhos, sabe? Eles vêm com uma vontade imensa, uma coisa estranha que me deixa realmente emocionada. Acho que só tenho ele pra culpar, hahahahaha!

    De qualquer forma, eu não pretendia pôr filhos no mundo, mas nunca tive essa visão de criança que tu tem. Bom, sou professora né, não dá pra ser profe e não gostar de criança, rs. Acho que eu saberia educar bem. Mas a vida é cheia de "achos" também, né?

    Vamos ver como vai seguir o baile!

    Achei tua opinião bem sincera e gostei dela. E acho que, ao menos da minha parte, concordando contigo, não há muito o que argumentar. Cada um vê a vida e a maternidade de um jeito, é uma coisa muito pessoal para eu dizer que é certo ou errado. Isso vai desde nossas vivências pessoais, até nosso conhecimento de mundo, é muita coisa pra avaliar e pôr um carimbo de certo e errado.

    Vamos seguir e ver o que a vida e Deus nos reservam.

    Beijão querida!

    ResponderExcluir
  6. Oi, GÔ!
    Eu não tive o desejo de ser mãe: fiquei grávida antes dele aparecer, hehe! Na verdade quando soube me deu uma baita tristeza, porque digamos que não escolhi bem o marido, então saberia que seria mais uma responsabilidade só pra mim. Bom, hoje as crias já estão grandes: 16 e 12 anos. Eu arranjei outro marido e no fim do mês completo 40 anos e ainda tem gente que me pergunta quando vou ter um menino. Vão se catar! Graças a Deus e muito esforço tô conseguindo dar conta de 2, vou arranjar mais um? E pra me chamar de vó? Pode parar!

    ResponderExcluir
  7. Só pra completar antes que me batam: a tristeza foi só no momento de me saber grávida. Depois foi só curtição. Eu amo minhas filhas e adoro crianças.Só não tenho mais equilíbrio psicológico pra começar tudo de novo.

    ResponderExcluir
  8. Olá querida!!!

    Nosssa fiquei assustada com seus comentarios, que desculpe, infelizes!
    Quem te disse que filhos são fardos,despesas e que vão te apunhalar pelas costas quando crescerem ,precisam de cura!Pois pessoas doentes!
    Filhos são bençãos de Deus, heranças do Senhor em nossas vidas!
    Agora se vc não tem amor para dar, tempo para gastar e disposição em trocar afeto, carinho e coisas boas...não tenha filhos mesmo!
    Pois de pessoas sem amor, egoistas que pensam só em dinheiro e deixam seus filhos nas mãos dos outros...o mundo já está cheio!
    Filhos pedem desprendimento,renuncias,desapego e muito amor!
    Sou mãe de gemeos, não tive ajuda de ninguem, não sou rica mais interrompi minha carreira profissional, para me dedicar 100% a eles. Hj tenho dois super amigos, amorosos,responsaveis, dedicados e tenho o maior orgulho deles. São adoslescentes e nunca,nunca tive probelmas com nenhum dos dois. Colho as sementes que plantei:AMOR!
    Jesus me sustentou em tudo que precisei e não tive falta de nada!

    Pense nisso! Afinal vc apunhalou seus pais pelas costas? Sso deu despesas e tristezas, é um horror de filha?
    Penso que não...
    Quando for mais velha, vai ver que sem filhos nãos somos completas...

    ResponderExcluir
  9. E eu que tô 8 anos casada ?
    Tá fácil não amiga ...

    ResponderExcluir
  10. Oi conheci seu blog agora, através do blog da Gabi (mulher Pneu)... estou casada há 3 anos, o povo fica cobrando filhos o tempo todo, e eu acho q por filho no mundo é muita responsabilidade, não q eu não tenha, mas não sei se estou disposta.
    Eu sempre falo q se a gente parar pra pensar, não tem filhos, pq criar um filho é tão difícil q só se acontecesse sem querer msm. 90% das minhas amigas tem filhos, sempre me falam q é a melhor coisa do mundo, eu mimo os filhos de todas elas, mas acho q meu momento ainda não chegou, pq não sinto vontade de ser mãe. É estranho falar isso né, mas é o q a gente sente...
    Vou te seguir a partir de hj... quem sabe um dia a gente muda de ideia ne..kkkk bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu não entendo pq as pessoas tem filhos e terceirizam a criação. Eu só teria filhos se pudesse trabalhar meio periodo, ficar com eles um bom tempo, CRIAR eles... ter filhos para os outros (escolhinha, vó, babá) criarem é fácil.. aí o ser humano fica cada vez pior e as pessoas se apegam nos animais. Mas parar para refletir porque isso acontece ninguém para.

    ResponderExcluir

Postar um comentário