11/01/2012

A tristeza da Marisa

Ai sabe. Fiquei muito triste.

Vocês sabem de que comercial eu estou falando. Do bafafa com o comercial que diz que "vale tudo" para caber no bikininho.

Fiquei triste basicamente por dois motivos:

1- Sempre gostei muito de comprar na Marisa. Sempre adorei aquela coisa de "de mulher pra mulher". Sempre achei uma loja bem gostosa, e que eu até conseguia caber nas roupas. Claro, tem muita roupa xing-ling alí, muita coisa feita por boliviano escravo. Mas, até que se prove o contrário, essas afirmações não são verdadeiras, né? Ou seja, até que o tribunal julgue, a Marisa faz tudo dentro da lei

2- Como tem gente que não enxerga o preconceito porque é preconceituosa. Como tem mulher que ainda é machista e não sabe.

Sabe, eu sou machista, e eu sou preconceituosa, porque, está tão lá dentro do sub-consciente que fica difícil as vezes saber o que é que tem por trás de uma piada, por exemplo.

Vamos a um exemplo prático. Quando seu amigo de trabalho que acabou de ter um filho, faz piadinha que seu filho (que ainda é um bebe de 1 mês) vai namorar duas meninas ao mesmo tempo, você acha graça?

Afinal, ele é só um bebe, tem tanta coisa para viver ainda, para crescer, para agir no mundo. É divertido.

Não, não é divertido. Não é piada. Quando esse ser virar um garotão de 18 anos, que vai namorar duas ao mesmo tempo, você acharia engraçado?

No comercial a moça fala que faria qualquer coisa (inclusive comer chuchu no palito, ou  inclusive vender a alma ao diabo, ou matar uma criancinha em sacrifício) para aproveitar o verão.

Agora, pensa comigo. Coloca a mesma narradora, falando que comeu salada, que aprendeu a gostar de chuchu bem temperadinho, que parou com o refrigerante, tudo mostrando cenas de gente malhando, na academia, ou então até mesmo das saladas (só que, pelamor, sem falar que "faria tudo") daí no final, aparece uma gordnha com um bikini, toda sorridente, feliz, e gordinha, passeando e aproveitando o verãozão jogando bola e tudo mais!?

Não seria também uma forma de "homenagear" os alimentos saudáveis, e aínda, faria uma piadinha de quebra de expectativa, mostrando que uma gordinha PODE SIM ser feliz no verão.

Acho que a grande pisada na bola da Marisa foi ela ter feito um comercial que expressa isso:

imagem de: http://www.gordonerd.com/perder-peso

Um rinoceronte NUNCA será um unicornio. Por dois pontos, unicornio não existe, é uma fantasia, e quem é rinoceronte não poderá se transformar magicamente em nenhum outro animal. Qual é o problema em ser um rinoceronte?

(ah, sem contar a escorregada no quiabo dos caras de marketing criando inimizade com as gordinhas que compram plussize lá, né? E o machismo descarado que retrata a mulher como uma louca, desvairada, vingativa e invejosa)

Sabe, não é questão de boicote, é questão de saber que por trás de "de mulher pra mulher" tem um monte de gente que não se importa nem um tiquinho em fazer uma mensagem que agradará (ou pelo menos não causará polêmica). Eu tenho vergonha de me imaginar entrando na marisa denovo. Sorte minha que eu vivo numa região altamente textil, e vai ser fácil não depender da marisa

10 comentários:

  1. Ainda não vi o tal comercial, mas se é do jeito que vc falou... ninguém merece mesmo!

    ResponderExcluir
  2. olha amiga concordo com tudo oq vc disse eu jah vi o comercial e realmemte as lojas marisa desceram baixo no meu conceito mesmo ,parabens pelas sabias palavras bjoooo

    ResponderExcluir
  3. <>Parabéns pela estrutura e conteudo do seu blog, Forte abraço
    <>Renato / Artesanato em mdf

    ResponderExcluir
  4. Coberta de razão, amiga ! Beijo.

    ResponderExcluir
  5. É muito preconceito velado, é muita propaganda em cima do comer chuchu ou merda pra emagrecer, porque ser magra é o que importa. Sempre. Eu estou mais gorda que nunca. Isso por si só já é ruim. Aí fico "lendo" o mundo dizendo o tempo todo o quando estar acima do peso é nojento e olha, isso não ajuda nada. Essa da Marisa matou mesmo, aff...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. A propaganda carece de criatividade e exagera no esteriótipo de que toda mulher deve fazer qq sacrifício para se manter nos padrões. :-/ saco.

    ResponderExcluir
  7. Não vi a propaganda ainda, vou ficar atenta!

    se puder me visitar!
    http://seraqueeuemagreco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu ponto de vista, aproveitei essa segunda pra ao invés de começar uma dieta começar um blog, posso citar a do rinoceronte lá?! Obrigada vou seguir acompanhando

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Meio atrasada, mas antes tarde do que nunca, estou começando um blog por esses dias e amei sua referência ao "Rinoceronte idealizando o unicórnio" vou parafraseá-la em um post meu, ok? Claro lhe dando os devidos créditos.
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir