10/16/2013

Blog Action Day - Direitos Humanos

Muito conveniente que, o Blog Action Day desse ano, tenha caído na semana do "bandido bom é bandido morto".

Uma outra variante é o "direitos humanos para humanos direitos".

Eu acredito na humanidade. Não sei se deveria, mas o fato é que eu acredito. E eu acho que, se houver um único bandido que vai se recuperar, então compensa tentar recuperar todos.

Sabe porque? Porque eu gosto de gente!

Mas, independente disso, já que isso é apenas a minha crença, independente disso, acho que a pessoa por tras do "direitos humanos para humanos direitos" é uma tonta.

Porque uma tonta? Porque ela esquece que a avaliação de "humanos direitos" é feita por uma terceira pessoa. E para essa outra pessoa, ela mesma pode não ser considerada "direita".

Afinal, o que vem a ser um humano direito? Um não bandido? Um loiro? Um médico? Um jardineiro viúvo?

Quem, afinal é direito? E, como se julga isso?

Eu acredito nos direitos humanos acima de tudo. Acredito que os direitos humanos devem ser respeitados sempre. Em caso de guerra ou não. Porque eles garantem o mínimo necessário para a dignidade humana! Eles garante que a tortura não será usada.

É claro que é ingenuidade acreditar que, em caso de guerra, os inimigos não vão usar de tortura. Mas sabe porque é ingenuidade? Porque existe gente que não acredita que os direitos humanos devem estar a cima de tudo!

E no caso de "paz" (quando não há uma guerra decretada) todas as pessoas devem ter comida para comer, e um abrigo onde se esconder? Se você acredita nisso, porque não apoia os direitos humanos?

Ah, porque os direitos humanos devem ser usados no caso dos bandidos, e você é do grupo do "bandido bom é bandido morto". Agora, imagine por um segundo seu filho virando bandido. Você querendo que ele pague pelo que fez, mas sabendo que ele vai ser torturado pelos policiais, e quem sabe, morto!

Ah, mas seu filhinho lindo nunca iria para a cadeira porque ele é perfeito! E se ele for, mesmo sendo perfeito! Mas por um erro da justiça ele for incriminado erroneamente!? Será que ele não merece que seus direitos mínimos e básicos sejam respeitados até que você consiga um habeas corpus?

Não é tão dificil assim de imaginar tudo o que pode dar errado que faça você precisar e confiar nos tais direitos humanos! Não é tão dificil assim considerar que o famigerado "bom senso" é na verdade uma mentira que nos contaram. Não existe "bom senso" absoluto! Cada um tem seus próprios critérios sobre o que seria o tal do bom senso!

Então, a proxima vez que compartilharem essas besteiras de direitos humanos para humanos direitos no facebook, pense duas (ou 3 ou 4) vezes antes de curtir e compartilhar uma papagaiada dessas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário