1/04/2014

Objetivos de inicio de ano

Objetivos é melhor que resoluções, né? Porque assim dá a impressão que eu souo uma pessoa inteligente, centrada, moderna e de-bem-com-a-vida!

Ano passado (2013) foi quase que inteiro só pensando nos acontecimentos, decidindo o futuro.

Foi o ano que consegui minha promoção, o ano que arrumei pra cabeça para escrever um livro técnico (que ainda nem está terminado). Meu casamento só é. Não tenho muito o que fazer com ele.  Mas isso é bom, quer dizer que está do jeito que eu quero. Meu emprego, decidi que vou sossegar o facho e continuar tocando. O mestrado eu extra-oficialmene desisti! Depois de 2 anos patinando, acho que minha orientadora finalmente aceitou minha decisão (mas não sei.... medo....)

Mas meu peso não está legal. Em contrapartida, eu não quero abrir mão do meu lado gourmand. Inclusive, acabei de descobrir que existem duas palavras: gourmand e gourmet. Na wikipedia a diferença é que, o gourmand sente prazer em comer e come muito. O gourmet se diferencia pelo paladar refinado. Porém os dois estão interligados, e podem ser fatorados pela "apressiação de boa comida"

Bom, estou decidindo se sou mais gourmand ou gourmet. Não tenho tanta tendência para quantidade, e prefiro qualidade, e principalmente experimentação de novidades. Me descobri na arte de fazer sorvete, e atualmente estou começando meus estudos com picolé. Também adoro fazer bolos, tortas, cupcakes e brownies. E devo dizer que gosto muito mais de fazer do que de comer. (algumas coisas me satisfazem só pelo fazer. Teve uma receita de brownie que fiz e só comi um quadradinho, porque enjoei e não queria nem sentir o cheiro! Meu sorvetes ficam no freezer por meses a fio)

Pois bem, como isso se encaixa no desgosto do peso? Eu quero emagrecer, mas não quero abrir mão desses meus pequenos prazeres. Porém, descobri (sou uma gênia, sqn) que posso controlar minha alimentação a maior parte dos dias, e extrapolar em apenas alguns dias!  (viu como sou gênia)

Mas porque quero emagrecer!? Eu me acho linda (claro, não a coisa mais linda desse mundo, uma top-gisele-naomi, mas eu gosto de mim e do que eu vejo no espelho). Inclusive, me gosto mais quando estou "gordinha" do que quando estou virando magrinha (olho minhas fotos com 69,9 quilos e não me vejo).

Mas, ainda assim, quero emagrecer porque sei que meu peso hoje vai interferir na minha saúde daqui a 20 anos. Vejo minha mãe, agora com pressão alta*, com problemas na coluna e nos joelhos. E sei que eu sou minha mãe no futuro!

Isso quer dizer que, se é pra ter problema nos joelhos, é melhor ter o peso pelo menos abaixo dos 90 quilos, né?

Ah, e tem também aquela velha fobia (que eu acho que todo gordo tem) de não se salva pelos bombeiros porque eles não vão aguentar meu peso.

Mas, além disso, meu entrepernas está cada dia pior! Comecei a fazer algumas caminhadas e, se não coloco a bermuda certa, eu fico com as coxas todas assadas! (agora é sussurro: e tem também as partes que ficam assadas, a virilha e aquela região toda)

Assim, eu sei que emagrecendo 10 quilos isso já melhora consideravelmente!

Bom. Agora vem o parágrafo com a decisão!

Estou, desde antes do natal, usando um aplicativo de contar calorias. Meu plano é colocar uma meta baixa, calma, emagrecer no máximo 10 quilos por ano! Quero ir adequando a alimentação para manter uns 75 quilos para sempre! Quero ir dando tempo para meu corpo e minha cabeça se acostumarem.

É chato contar calorias? SIM
É a solução definitiva? NÂO

Não é definitivo. Não é criar um hábito de alimentação saudável. Não é prático. Mas funciona! E se eu passar bastante tempo contando calorias, acho que vou conseguir mais ou menos, aprender como fazer minhas refeições do jeito certo!

E contando calorias não tem jeito! Ou prioriza frutas/legumes/verduras ou você vai passar fome o dia inteirinho! Porque o que realmente segura a onda é comida saudável! Porcaria além de não matar a fome, dá ainda mais fome!

Segunda entrarei com meus objetivos oficiais do ano. Apesar de estar contando calorias, estou com objetivos transitórios no aplicativo!

Ah, o aplicativo é o MyFitnessPal, tem versão pra tudo quanto é smart/dumb phone, e também Web aqui. Meu username lá é abobrinhadoce, se alguém quiser me adicionar, me achem lá ;-)

Mais pra frente devo fazer uma postagem contando mais sobre o app, estou coletando prints.

Para ilustrar esse post, deixo a foto do meu sorvete de flocos feito com baunilha em fava! Acabado de sair da máquina <3 p="">




* eu tenho certeza absoluta que a pressão alta dela é em decorrência da angústia e tristeza que ela aguentou sozinha durante o câncer da minha tia. Não há um médico que me fale o contrário! Mas minha mãe é turrona, e não vai procurar um pscicólogo porque acha que é médico de louco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário