Como limpar a casa - tirar o po

Quando eu era criança, e minha mãe ainda limpava a casa feito um general de guerra, tiravamos o pó de casa com um paninho velho molhado, passavamos lustra móveis com outro paninho e lustravamos com um paninho seco.



Com isso, tinhamos três etapas:

  1. limpar o móvel
  2. passar lustra móveis
  3. lustrar o móvel


Minha memória diz que usavamos um pano branco de algodão (aquele de saco) para limpar, uma cueca velha furada, ou uma manga de camiseta para passar o lustra móveis, e um pano seco qualquer (dentre essas opções) para lustrar.

Nunca vi flanela, lá em casa, aquela uma cortadinha pequena e laranja.

Depois que eu casei, e vim cuidar do meu próprio lustra-móvies, fiz algumas mudanças.

Primeiro, não tenho móveis de madeira para passar lustra móvies. Tudo que eu tenho é compensado e processado de alguma forma, e alguns manuais ainda dizem que NÃO é pra passar lustra móveis!

Uma ótima desculpa para cortar dois processos, né?

Agora eu só faço:
  1.  limpar o móvel
Só que com um pano molhado apenas, muito da poeira é só jogada de um lado para outro, e dá um pouco de trabalho até ficar aceitável. Eu comecei usando tanto flanela (aquela laranja) quanto toalha velha, ou camiseta velha. E nada era bom o suficiente.

Depois comprei aqueles paninhos de microfibra que estão na moda. Muito melhor mais ainda não bom o suficiente.

O paninho de microfibra seco espalha um pouco a poeira e não dá brilho. O molhado espalha a poeira e dá um brilho bom, mas alguma poeira ainda fica.

Depois de tentar muito, achei uma solução muito melhor! Mas fica pra próxima postagem.

Comentários