Como limpar a casa - limpar o chão

Quando eu era criança, e a gente ainda limpava a casa De Verdade™, o esquema para limpar o chão tenso.


Primeiro que o chão era sempre o último a ser limpo. Até chegar na parte de limpar efetivamente o chão, já tinhamos varrido o cômodo umas 3 vezes.

Era tenso porque envolvia várias pequenas etapas:

  • tirar o pó dos móvies e das coisas
  • limpar as janelas, mesas, portas
  • limpar os rodapés
  • limpar o chão em volta dos rodapés
  • tirar todo o lixo

E era tenso porque sempre gerava muita sujeira. Além do pó e do lixo, era um tal de limpar lustre e pé de mesa toda semana.

Assim, quando chegava na parte de limpar o chão restava apenas:
  1. varrer
  2. passar o pano
  3. lavar o pano
  4. passar o pano a segunda vez
  5. lavar o pano
  6. passar o pano com um cheirinho ou cerinha
  7. lavar o pano
Note que só de lavar o pano se vai metade do trabalho. Nem sempre minha mãe queria que passasse cheirinho ou cerinha. As vezes pulavamos essa etapa. Mas tinha que ter pelo menos duas passadas de pano limpo.

Muitas vezes a gente virava o pano no meio do cômodo. Mas virar o pano no rodo era meio que considerado cheating pela minha mãe. Pano limpo só depois de lavar!

Não é a toa que eu fico com preguiça de limpar a casa De Verdade™!

Sem contar que usavamos um rodo de madeira. E um pano de algodão. As vezes era uma toalha velha cortada, outras era pano de sacaria mesmo.

Inclusive, devo dizer que sempre gostei mais da toalha cortada, apesar de deixar alguns pelinhos. Mas o pano de sacaria era o que tinha melhor acabamento mesmo!

Nessa série sobre ferramentas para limpeza de casa modernas, eu vou começar agora a sessão limpeza do chão! Se você quiser ler também sobre tirar o pó dos móveis, leia as outras postagems aqui.

Já adianto que varrer o chão dentro de casa é coisa do passado! Fique comigo e não perca a próxima postagem ;-)

Comentários